BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Classe C enfrenta dificuldades para controlar as contas do mês

   Os brasileiros estão reduzindo o consumo de serviços básicos, como água, luz, telefone e gás, para manter o orçamento sob controle. Com 81%, as contas da casa foram o principal item escolhido para economizar por quem está encontrando dificuldades em manter as contas em dia, de acordo com uma pesquisa do Instituto Datapopular divulgada ontem sobre o impacto da inflação na Classe C. 
   O estudo indica que 69% dos integrantes da nova classe média brasileira vêm encontrando dificuldades para controlar o orçamento doméstico, enquanto 89% dos entrevistados, quase nove em cada dez, reconhecem que não conseguem mais comprar itens que faziam parte da lista de consumo há um ano. A pesquisa do Data Popular ouviu 2.004 pessoas, em julho.
   A explicação para os números, segundo o Datapopular, estaria em uma defasagem entre a renda da população e os preços dos produtos, que estariam crescendo em uma velocidade maior. Os preços dos alimentos foram os mais reclamados pelos entrevistados, seguidos dos produtos de limpeza, educação e material escolar, além das roupas. Para o coordenador do curso de Economia da Universidade Salvador (Unifacs), Gustavo Casseb, o grande problema da nova classe média brasileira está na falta da chamada educação financeira. Leia mais...
Postagem Anterior Próxima Postagem