BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Assim nasceu Ibicaraí

O governador Régis Pacheco, Dr. Henrique Sampaio e a comissão emancipacionista, em 22 de outubro de 1952.

Henrique Sampaio, 1º prefeito.

    Ibicaraí teve origem num pequeno roçado pertencente a Calixto Roxo, em terras de Itabuna. Em 1916. Manoel Marque Primo adquiriu o roçado pela importância de Cr$ 400,00 e para lá se transferiu com seus parentes, estabelecendo-se à margem esquerda do Rio Salgado, onde começou a plantar as primeiras sementes de cacau, sendo o introdutor desta cultura no município.
   A partir de 1917 começaram a chegar para esta região outras famílias, como a dos senhores João Batista de Assis, José Tito de lima, Celso Francisco de Assis, Zeferino Dias Nascimento, Antônio Joaquim Lourenço, Pedro de Rolla, Assis Araújo, Saturnino Marques, Dr. Francisco Silva, Dr. Justino Marques, Dr. Mário O. Benigna Assis, Maria Salgado, Antônio Araújo, Dona Elvira, Simão Vieira, João Moreira de Almeida, José Luís do Nascimento, José Curtidor, Vital Souza, Dr. Pires, Cazuza Pimenta, Manoel Andrade, Josias Andrade, João Durico, Nestor Serqueira, Leonídia Barreto, Augusto Modesto, Antônio Ferreira de Brito, Crecêncio, Martiniano Lopes Soares, Sebastião Oliveira, Manoel Caxigó, José Bezerra, Domingos Marcelino, Henrique Sampaio, Dagmar Pinto, Francelino Francisco da Silva, Os irmãos Sebastião, Dominguinhos e Anacleto entre outros.
Delfino Guedes, 
1º Presidente da 
Câmara.
    Formaram um povoado ao qual deram o nome de Palestina em razão das cotidianas reuniões que faziam no barracão central, em torno de negócios e conversas que seriam como passatempo.
Em 1920 por sugestão do Dr. Aurélio Caldas, um dos que mais colaboraram para o desenvolvimento do lugar, foi o seu nome substituído por Palestina, até 31 de dezembro de 1941, quando o decreto de Lei estadual 141, mudava definitivamente o nome para Ibicaraí, Expressão Tupi que significa “Terra Santa”.
De acordo com a Lei estadual nº 491, de 22 de outubro de 1952, o território de Ibicaraí foi desmembrado de Itabuna e elevado a categoria de município, instalando-se em, 07 de abril de 1955.
Postagem Anterior Próxima Postagem