BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

O futebol perdeu a preferência para musculação entre brasileiros

   Os brasileiros preferem malhar mais do que jogar futebol. Bem, não é exatamente que nós prefiramos a malhação como atividade, o fato é que se malha mais do que se joga bola em nosso país. Quem chegou a essa conclusão foi um grupo formado pelos doutorandos Thiago Hérick de Sá e Leandro Martin Totaro Garcia e pelo pós-doutorando Rafael Moreira Claro, num trabalho desenvolvido no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP.
     O estudo foi realizado em cima de informações da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas), que é um material produzido anualmente pelo Ministério da Saúde e que colhe informações por telefone de mais de 54 mil pessoas (com mais de 18 anos) espalhadas por todos os estados brasileiro. Os dados analisados dizem respeito aos anos de 2006 a 2012. A ideia do trio era verificar qual a atividade física mais praticada pelos brasileiros como lazer. Ao fazer a pesquisa, eles descobriram que nesse período o futebol, reconhecidamente o esporte que nosso povo mais gosta, sofreu um declínio se considerado a prática esportiva. 
    Em 2006, 9,1% da população jogava bola para se divertir. Em 2012 esse número caiu para 7,2% uma redução de 20%, ou seja, a cada 5 peladeiros um se aposentou. Já a prática da musculação/ginástica caiu no gosto do povo canarinho, foi de 7,9% a 11,2% no mesmo período, e tomou o 2º lugar da sagrada peladinha de esporte mais praticado no Brasil. O primeiro posto é da conveniente, nada mais do que isso ,caminhada, conquistando incríveis 18% da população nacional. Se isso significa que as pessoas estão trocando o futebol pela musculação? Não, afinal, o estudo não indica que aqueles que passaram a malhar foram os mesmos que deixaram de jogar bola. Leia mais...
Postagem Anterior Próxima Postagem