BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Avanço da febre chikungunya deixa Brasil em alerta

   Dsde o primeiro caso de transmissão da febre chikungunya em território nacional, no mês de setembro, o número de infectados no Brasil saltou para 1.364, segundo o Ministério da Saúde. Anteriormente, todos os casos identificados no país eram "importados", ou seja, pessoas chegaram ao país já contaminadas. 
     A doença, transmitida por um vírus que se hospeda em mosquitos do gênero Aedes, o mesmo que transmite a dengue, fez mais vítimas no estado da Bahia. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 952 casos, a maioria em Feira de Santana (748) e Riachão de Jacuípe (198). Até o momento, 76 municípios do estado identificaram casos suspeitos. 
     "Em qualquer lugar em que haja transmissão, há o risco de epidemia", disse à DW Brasil Jesuína Castro, da Vigilância Epidemiológica estadual. Desde que o vírus foi introduzido no estado, em setembro, a secretaria intensificou o combate à doença, com a meta de eliminar a transmissão autóctone – ocorrida localmente – até junho de 2015. 
     Além da Bahia, há registros de casos autóctones da febre chikungunya no Amapá (531), em Minas Gerais (2) e no Mato Grosso do Sul (1), segundo informações do ministério. Pernambuco, que registra dois caos da doença, contraída fora do estado, está em alerta. "Sabemos que a possibilidade de transmissão é real e que todos os cidadãos estão suscetíveis", afirma a Secretaria de Saúde do estado.
Postagem Anterior Próxima Postagem